Re: Histerectomia Vaginal

From: Dra. Claudia Inhaia (csinhaia@smo.com.br)
Thu, 19 Apr 2001 19:04:22 -0300

Sem dúvida uma opinião de peso Dr. Carlos, no entanto neste Brasil tão grande, ter um profissional bem treinado para histerectomia vaginal sem prolapso pode ser muito mais viável que uma equipe e equipamento para videolaparoscopia mudei muito minha maneira de pensar a medicina depois que sai de Porto Alegre e vim morar em uma cidade de 35 mil habitantes.

Claudia Inhaia

>----- Original Message -----
From: Carlos Isaia Filho <isaiaf@zaz.com.br> To: Multiple recipients of list OBSTET-L <obstet-l@mail.medispecialty.com> Sent: Thursday, April 19, 2001 2:35 PM Subject: Re: Histerectomia Vaginal

Caros colegas:

Desculpe em discordar. Finalmente agora, começam a aparecer os primeiros relatos comparativos entre Histerectomia Videolaparoscópica e Histerectomia Vaginal, os quais tem mostrado significativa menor taxa de morbidade e mortalidade em favor da Histerectomia Videolaparoscópica. A grande diferença está exatamente nas complicações ureterais e vesicais. Acho que Vaginal assistida por Vídeo, somente aumenta o risco e custos da Histerectomia Vaginal, é procedimento que está sendo cada vez menos realizado. O importante, é que Histerectomia Total, tanto Videolaparoscópica como Vaginal, constitue um procedimento de Alta Complexidade e sem dúvida, necessita treinamento, instrumental e indicações precisas. Fundamentado em nossa experiencia, não tenho dúvidas, que a Histerectomia do novo milenio, será a Laparoscópica, como recentemente afirmou Charles Koh, que juntamente com Arnould Watieux, possuem as maiores causuísticas mundiais.

Um abraço a todos.

--
CARLOS ISAIA FILHO - RS.

>----- Original Message ----- From: Marcelo Cézar Cicuto <mccicuto@zaz.com.br> To: Multiple recipients of list OBSTET-L <obstet-l@mail.medispecialty.com> Sent: Thursday, April 19, 2001 11:58 AM Subject: Re: Histerectomia Vaginal

> Fabio > > Estou há 1 ano e meio realizando histerectomia vaginal sem prolapso, e os > resultados são muito bons. Já cheguei a realizar histerectomia por > videolaparoscopia, mas não vejo vantagem neste método. Ainda acho, como > ressaltou Claudia, que o melhor é realizar histerectomia vaginal auxiliada > por videolaparoscopia, principalmente quando tem história de cirurgias > anteriores e dor pélvica concomitante. > > Marcelo Cézar Cicuto >

>> ----- Original Message ----- > From: "fabiolaignier" <fabiolaignier@bol.com.br> > To: "Multiple recipients of list OBSTET-L" <obstet-l@mail.medispecialty.com> > Sent: Wednesday, April 18, 2001 5:23 PM > Subject: Histerectomia Vaginal > > > caros colegas da lista, os senhores teem alguma > > esperiência ou literatura sobre Histerectomia Vaginal > > sem prolápso uterino? estou interesado no assunto pois o > > pós operatório poderá ser melhor do que a histerectomia > > por videolaparoscopia e sem duvida melhor do que > > histerectomia abdominal. > > grato > > Fabio Laignier > > __________________________________________________________________________ > > O BOL é Top3 no iBest! Vote já para torná-lo Top1!

--

__________________________________________________________________________ > > http://www.bol.com.br/ibest.html > > >

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:34:12 2008