Re: Histerectomia Vaginal

From: Carlos Isaia Filho (isaiaf@zaz.com.br)
Thu, 19 Apr 2001 14:30:57 -0300

Caros colegas:

Desculpe em discordar. Finalmente agora, começam a aparecer os primeiros relatos comparativos entre Histerectomia Videolaparoscópica e Histerectomia Vaginal, os quais tem mostrado significativa menor taxa de morbidade e mortalidade em favor da Histerectomia Videolaparoscópica. A grande diferença está exatamente nas complicações ureterais e vesicais. Acho que Vaginal assistida por Vídeo, somente aumenta o risco e custos da Histerectomia Vaginal, é procedimento que está sendo cada vez menos realizado. O importante, é que Histerectomia Total, tanto Videolaparoscópica como Vaginal, constitue um procedimento de Alta Complexidade e sem dúvida, necessita treinamento, instrumental e indicações precisas. Fundamentado em nossa experiencia, não tenho dúvidas, que a Histerectomia do novo milenio, será a Laparoscópica, como recentemente afirmou Charles Koh, que juntamente com Arnould Watieux, possuem as maiores causuísticas mundiais.

Um abraço a todos.

--
CARLOS ISAIA FILHO - RS.

>----- Original Message ----- From: Marcelo Cézar Cicuto <mccicuto@zaz.com.br> To: Multiple recipients of list OBSTET-L <obstet-l@mail.medispecialty.com> Sent: Thursday, April 19, 2001 11:58 AM Subject: Re: Histerectomia Vaginal

> Fabio > > Estou há 1 ano e meio realizando histerectomia vaginal sem prolapso, e os > resultados são muito bons. Já cheguei a realizar histerectomia por > videolaparoscopia, mas não vejo vantagem neste método. Ainda acho, como > ressaltou Claudia, que o melhor é realizar histerectomia vaginal auxiliada > por videolaparoscopia, principalmente quando tem história de cirurgias > anteriores e dor pélvica concomitante. > > Marcelo Cézar Cicuto >

>> ----- Original Message ----- > From: "fabiolaignier" <fabiolaignier@bol.com.br> > To: "Multiple recipients of list OBSTET-L" <obstet-l@mail.medispecialty.com> > Sent: Wednesday, April 18, 2001 5:23 PM > Subject: Histerectomia Vaginal > > > caros colegas da lista, os senhores teem alguma > > esperiência ou literatura sobre Histerectomia Vaginal > > sem prolápso uterino? estou interesado no assunto pois o > > pós operatório poderá ser melhor do que a histerectomia > > por videolaparoscopia e sem duvida melhor do que > > histerectomia abdominal. > > grato > > Fabio Laignier > > __________________________________________________________________________ > > O BOL é Top3 no iBest! Vote já para torná-lo Top1!

--

__________________________________________________________________________ > > http://www.bol.com.br/ibest.html > > >

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:34:12 2008