Re: Plaquetopenia e gestação

From: Jaime (jaimen@zaz.com.br)
Mon, 9 Apr 2001 22:21:49 -0300

Oi Nara

Pela hemodiluição existe plaquetopenia na gestação que atinge seu grau máximo entre a 36ª e a 40ª semana. O número de plaquetas nessas últimas semanas é em torno de 75.000 na maioria das pacientes. Aceitando-se variações entre 50.000 a 100.000, dependendo do grau de hemodiluição de cada paciente. Em todo caso só haverá sangramento espontâneo se abaixo de 20.000. No caso da paciente em questão (43.000) só será preocupante se as provas de coagulação estiverem alteradas. Quase sempre o tempo de sangria e de coagulação estão normais e aí conclui-se que no dia do exame que acusou as 43.000 plaquetas esta paciente estava bastante hemodiluida, talvez por uma maior retenção hídrica o que não altera as provas de coagulação. Acho importante solicitar um coagulograma completo e reconferir a contagem de plaquetas.

um abraço

--
         Jaime Nonato       Belém/Pa

>----- Original Message ----- From: Nara Diniz Duarte <naradd@uol.com.br> To: Multiple recipients of list OBSTET-L <obstet-l@mail.medispecialty.com> Sent: Sunday, April 08, 2001 11:08 AM Subject: Plaquetopenia e gestação

> Prezados colegas, sou toco-ginecologista, e estou acompanhando uma > gestante, > já no final da gestação (37 semanas) que mostrou-me em exames de rotina > plaquetopenia de 43 mil. Não temos indícios de Hellp síndrome, nem > qualquer manifestação clínica e me parece apenas uma destas > plaquetopenias > da gestação, porém temendo uma diátese hemorrágica já iniciei > corticoterapia. Seria prudente fazer plaquetas antes de uma cesárea? e > seria esta a via de parto mais indicada? > Tive um caso anterior que evoluiu satisfatoriamente sem necessidade de > medicação corticoterápica com parto sem intercorrências. O nível de > plaquetas voltaram ao normal após o término da gestação. > Qual a opnião dos colegas? >

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:34:12 2008