![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: Amenorréia SecundáriaFrom: Marcelo Cezar Cicuto (mccicuto@terra.com.br)Wed, 4 Apr 2001 20:13:34 -0300
Nara Você está com uma paciente com amenorréia há 1 ano, e níveis hormonais compatíveis com uma menopausa e USG normal, provavelmente existe algum grau de atrofia genital nesta paciente ou alguma outra queixa de baixa de nível estrogênico. Eu ficaria com o diagnóstico de menopausa precoce e iniciaria reposição hormonal. Há 2 anos atrás tive um caso de amenorréia secundária com níveis hormonais menopausicos , mas a esta paciente só tinha menstruando 1x na vida e foi aos 13 anos. USG com ovários não visualizados , realizei um videolaparoscopia com intenção de documentar agenesia de ovário, mas encontrei um ovário em fita, realizei biópsia e não foi encontrado parenquima funcionante, fiquei com diagnóstico de menopausa precoce e hoje ela está fazendo reposição hormanal. O estudo do cariótipo foi normal tb. No caso de sua paciente poderia até ser feito uma biósia do ovário, mas eu acho um tanto agressivo para ter um resultado que não irá mudar a conduta. Como já salientei fico com diagnóstico de menopausa precoce e iniciaria a TRH. Marcelo Cézar Cicuto mccicuto@terra.com.br Sinop - Mato Grosso CRM 3143 MT
>----- Original Message -----
> Aos colegas da lista:
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:34:12 2008 |
|