Re: Desinformação

From: Dr. Sergio P. Ramos (Sergio.Ramos@medispecialty.com)
Tue, 3 Apr 2001 19:33:19 -0300

Tenho recebido cartas iradas de enfermeiras obstétricas contra o artigo do Dr. Jacyr.

Nem sempre eu as coloco no Forum, apenas quando não tem grosserias.

Mas a pergunta que me fica é... a quem interessa esta briga ?

A quem paga o parto ?

Para poder pagar mais por um profissional melhor ?

Ou é exatamente ao contrário ?`Por ser enfermeira reberá menos... POr ser normal, receberá menos ainda. Afinal é normal ...

Eu nasci com uma parteira. Aprendi obstetrícia com uma parteira.

Sou obstetra, me orgulho disto, e já fiz pessoalmente mais de 8.000 partos.

Quantos partos estas senhoras iradas já fizeram ?

Dr. Sergio P. Ramos Editor de Obgyn.net Latina São José dos Campos - SP Brasil http://www.gineco.com.br

>----- Original Message -----
From: "Jacyr Leal" <caf@jacyrleal.com.br> To: "Multiple recipients of list OBSTET-L" <obstet-l@mail.medispecialty.com> Sent: Monday, April 02, 2001 10:23 PM Subject: Re: Desinformação

Olá amigos

É importante termos opiniões diferentes e podermos argumentar educadamente, as vezes até enfaticamente, sobre elas mas esse e-mail que recebi vale a pena avaliar como uma senhora enfermeira como essa se comportaria num período expulsivo com encravamento de ombros na casa de parto "Dela".

Iniciam-se os textos de e-mail (3) de baixo para cima.

Abraços

Em tempo: Costumo escrever sobre muitos temas e pelo seu primeiro e-mail eu realmente não sabia do que se tratava.

--
Jacyr Leal

>----- Original Message ----- From: "Valéria" <valfca@rio.matrix.com.br> To: "Jacyr Leal" <caf@jacyrleal.com.br> Sent: Monday, April 02, 2001 8:13 PM Subject: RES: Desinformação

Meu caro senhor,

Como posso constatar sua desinformação vai muito além do que se observa, pois em "CASAS DE PART0 - The inside history" seu nome encontra-se linkado ao seu e-mail, e todos convidados a participar de um Fórum de discussões. Mas a doce constatação de sua ignorância, como bem o reconheceu. De forma alguma tenciono argumentar consigo, pois que um profissional que se digna a cuidar e assistir a saúde da mulher, em pleno séc. XXI não se presta ao cartesianismo assistencial. Muito pelo contrário une forças, reconhece erros de modelos convencionados com ombridade e, fala com melhor fundamentação de assunto tão sério como a assistência ao trabalho de parto e ao parto. Além do que não se precisa argumentar o que estatísticas oficiais trazem com tanta propriedade, no que tange a diferença dos modelos de atenção ao parto, aqueles vigentes que urgem modificações e aqueles naturalmente tem ocupado espaço por sua excelência reconhecido entre a clientela, entre orgãos nacionais e internacionais. Quanto as suas desculpas meu caro senhor, assim como não se fala o que não se sabe, não nos desculpamos pelo que não sabemos, como disse inicialmente em sua resposta, entretanto quero crer que pela naturalidade com que se desculpou, ainda deve lhe restar esperanças no sentido de compreender a naturalidade do parto não intervencionista, humanizado e respeitoso, assim como a todos os profissionais que se engajaram nesta assistência, sejam enfermeiras-obstetras, parteiras leigas, médicos, assistentes sociais e muitos outros.

Profª Ms. Enfª Obstetra Valéria da Silva Fonseca

-----Mensagem original----- De: Jacyr Leal [mailto:caf@jacyrleal.com.br] Enviada em: segunda-feira, 2 de abril de 2001 18:54 Para: Valéria Assunto: Re: Desinformação

Prezada Senhora

Minha ignorância me impede de descobrir do que a Senhora está falando, já que tantos são os assuntos polêmicos, e o seu texto não me permitiu "adivinhar", assim como o porque de tanta agressividade de sua parte. Estou aberto a seus argumentos e espero poder conhecê-los em breve. Se a atingi tão profundamente por algum motivo, por favor receba e aceite minhas desculpas.

Grato

José Jacyr Leal Júnior Curitiba - Paraná

>----- Original Message ----- From: "Valéria" <valfca@rio.matrix.com.br> To: <caf@jacyrleal.com.br> Sent: Monday, April 02, 2001 1:17 PM Subject: Desinformação

Prezado,

Infelizmente pelo teor de seu profundo desconhecimento e imparcialidade que falta a um pesquisador, não vale definitivamente a pena qualquer ponderação. Farei minhas as palvras de Bertold Brechet: "..do rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprime". É lamentável que uma discussão tão séria tenha tido no senhor um vértice tão deformado. Sugiro-lhe melhor respaldo técnico para comentários, não aquele respaldo que advém do título, mas do compromisso com a realidade. Ao invés de ser tão corporativo, devia se preocupar em explicar dados tão concretos como o da OMS/OPAS ou os do Ministério da Saúde....quem sabe assim o senhor mesmo não se responde e se recolhe ao silêncio de vossa ignorância.

Atenciosamente,

Profª Ms. Enfª Valéria da Silva Fonseca

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:34:12 2008