![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: gravidez aos 40From: Dra. Claudia Inhaia (csinhaia@smo.com.br)Sat, 20 Jan 2001 17:43:32 -0200
Cara Virgínia, o tri teste associado com a transnucência nucal pode e deve ser feito por volta das 13 semanas nestes casos. Já os exames invasivos dependerão de uma decisão que na minha opinião deve ser tomada baseada no resultado dos testes anteriores, histórico pessoal e familiar e sobretudo na postura da mãe. Me explico: sempre que me deparo com um caso como este coloco claramente para a futura mão os riscos de alt genéticas etc... e também pergunto a ela o que ela fará caso o exame mostre alguma alteração genética que não seja incompatível com a vida (como a S de Down p ex) se ela é favorável a interrupção da gestação mesmo nestes casos então estão esta é uma paciente que deve ser submetida a exames invasivos sob a pena de ficar extrememente frustrada com surpresas futuras, já se a resposta for não, de que irá ajudar o exame. De fato esta não é uma conduta nada científica, como muitos colegas irão dizer, mas é aquela que vai mais de encontro com a minha conciência e a das minhas pacientes, pois indicar o procedimento invasivo não é tão difícil quanto optar pela interrupção da gestação após o resultado. Eu tive recentemente duas pacientes recentemente com este questionamento sendo que uma delas era médica e optou por não ir alem dos exames não invasivos. Claudia
>----- Original Message -----
> At Mon, 7 Jul 1997, Virginia Lucia Souto wrote:
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:34:04 2008 |
|