Re: gravidez aos 40

From: Dra. Claudia Inhaia (csinhaia@smo.com.br)
Sat, 20 Jan 2001 17:43:32 -0200

Cara Virgínia, o tri teste associado com a transnucência nucal pode e deve ser feito por volta das 13 semanas nestes casos. Já os exames invasivos dependerão de uma decisão que na minha opinião deve ser tomada baseada no resultado dos testes anteriores, histórico pessoal e familiar e sobretudo na postura da mãe. Me explico: sempre que me deparo com um caso como este coloco claramente para a futura mão os riscos de alt genéticas etc... e também pergunto a ela o que ela fará caso o exame mostre alguma alteração genética que não seja incompatível com a vida (como a S de Down p ex) se ela é favorável a interrupção da gestação mesmo nestes casos então estão esta é uma paciente que deve ser submetida a exames invasivos sob a pena de ficar extrememente frustrada com surpresas futuras, já se a resposta for não, de que irá ajudar o exame. De fato esta não é uma conduta nada científica, como muitos colegas irão dizer, mas é aquela que vai mais de encontro com a minha conciência e a das minhas pacientes, pois indicar o procedimento invasivo não é tão difícil quanto optar pela interrupção da gestação após o resultado. Eu tive recentemente duas pacientes recentemente com este questionamento sendo que uma delas era médica e optou por não ir alem dos exames não invasivos.

Claudia

>----- Original Message -----
From: Elaine <escobar@nw.com.br> To: Multiple recipients of list OBSTET-L <obstet-l@mail.medispecialty.com> Sent: Saturday, January 20, 2001 12:49 PM Subject: Re: gravidez aos 40

> At Mon, 7 Jul 1997, Virginia Lucia Souto wrote:
> >
> >A gravidez em torno dos quarenta anos sempre eleva o nivel de risco
> >materno-fetal.
> >Mesmo, quando tudo parece estar bem ,poderiamos considerar negligencia a
> >nao
> >solicitacao da puncao de vilo corial? Qual o risco inerente ao
> >procedimento? O tri-teste
> >(b-HCG,estriol,a-FPF) pode ser usado como triagem nesta faixa etaria?
Como > >nao
> >tenho muita experiencia desastrosas com estas pacientes, sempre fico
> >dividida na hora de solicitar o exame e geralmente so tenho feito quando
> >existe outros riscos
> >alem da idade materna.Qual a opiniao do grupo?
> >
> >VIRGINIA SOUTO
> >POLICLINICA LINHARES
> >+
>
> --
> Prezada virgínia:
> Tenho 39 anos e estou grávida pela primeira vez.
> Será que vc poderia me einformar se há perigo em eu continuar tingindo os
cabelos pois eu os tenho 80% brancos? estou entrando no 2 mes de gravidez e já estou com 02 cm de raiz branca. que orientação vc me dá? > Minha ginecologista disse que o exame de amniocentese não é necessário,
sómente em casos extremos pelo risco de aborto. Não sei o que fazer. com qtos meses seria necessa´rio fazer esse exame? Agradeço se puder me responder. > Elaine
>

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:34:04 2008