Re: No fim do poço

From: Savaris (savaris@orion.ufrgs.br)
Mon, 4 Dec 2000 11:26:46 -0200

Muito bem Jacyr,

Falaste, escreveste e chegaste num mesmo ponto, A diferença é pela resolutividade. Perfeito, concordo plenamente com as tuas palavras, só que para chegar no ponto em que não irei pedir nenhum FSH. LH para diagnóstico de SOP, levou-me anos de estudo, dedicação e aprendizado. Enquanto eu não peço nada pela UNIMED, achando que estou fazendo uma boa medicina, o colega da clínica, num check-up básico de alguém que não tem queixa alguma, solicita 23 tipos de exames, entre eles Magnésio, fósforo, potássio, cloro, cálcio, ecocárdio com doppler colorido, eletro de esforço, hemograma, hemoglobina glicosilada (para quem não tem nada de diabete!). O colega ganha a mesma coisa do que eu; e o mais comum ainda, as pacientes gostam dele, pois ele pede EXAMES! A UNIMED nunca agradeceu qualquer profissional por resolver problemas sem pedir muitos exames. Aliás, essa visão de não pedir exames é a visão das policlínicas, que ficam te chamando por teres pedido mamografia numa paciente de 51 anos que já tinha outra há 1 ano.

A grande realidade, Jacyr e colegas dessa lista, é que deixamos de ser profissionais liberais há muito tempo. O acordo é unilateral, o convênio estipula que a minha consulta irá custar R$30 e pronto. Onde existe a negociação? O paciente, por sua vez, vai trocar de médico, para o médico do convênio.

Colegas, sei que criarei polêmica no que irei dizer, MAS EXISTE DIFERENÇA ENTRE MÉDICOS, SIM! A maneira de fazermos a diferença é sermos profissionais liberais de novo, cada um irá cobrar o preço que acha justo para a sua consulta. O convênio paga R$30,00 (que reembolse isso para o paciente), pois eu irei cobrar R$60,00.

Ricardo Savaris Porto Alegre - RS Brazil Uma das situações mais interessantes da comunicação humana é a polêmica. É aqui que pessoas diferentes, com formação diferente e com opinião diferente tornam possível o avanço do conhecimento. É através da discussão que temos oportunidade de firmar uma idéia ou "apreender" e modificá-la. E é através do respeito mútuo às diferentes posições que isso realmente se torna uma brincadeira fantástica.

Muitos concordam que existem diferenças entre nós médicos e diversas são as opiniões de como elas deveriam ser feitas, se é que elas devam ser feitas. Quando comentei o assunto, fui claro quando disse: "...duvido que qualquer proposta seja justa".

Não concordo com a colocação de que melhores são os que mais recursos diagnósticos tiverem em seus consultórios.

Os melhores Médicos são sim os que tiverem melhor resolutividade para com seu paciente com os meios suficientes. Aí está a diferença.

Não deveríamos ser remunerados por procedimentos - mas por resolutividade e humanidade. Realmente não existe resposta para diferenciar médicos e quando propusemos modificação no programa da seguradora, estamos apenas trazendo para nossas mão uma DIFERENCIAÇÃO QUE JÁ ESTAVA SENDO FEITA e que consideramos equivocada e nivelada por baixo. Fazem seis anos que estou lutando diariamente pela medicina de forma oficial dentro da Associação Médica do Paraná e isso faz conhecer muito e ainda tenho muito a aprender.

José Jacyr Leal Júnior Curitiba - Paraná

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:34:02 2008