![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: No fim do poçoFrom: Almir Pinto Neto (almirpinto@uol.com.br)Sat, 2 Dec 2000 22:02:20 -0200
Jaime, Parabéns pela clareza e verdade de sua exposição... Um abraço Almir Pinto - Maranguape/CE
> ----- Original Message ----- Caro Ricardo Nós que fazemos procedimentos no consultório, recebemos esses procedimentos das pacientes ou do convênio conforme o caso. É uma cobrança adicional legal ao preço básico da consulta de cada um. Quanto mais recursos diagnósticos tivermos em nossos consultórios, mais pacientes irão nos procurar e seremos mais remunerados. Aí está a diferença. No final é feita a justiça, ganha mais quem está mais preparado e equipado. Todos devemos cuidar muito bem de nossa formação e reciclagem, pois do contrário perderemos clientes para os colegas mais preparados. A maioria dos colegas executa pelo menos um procedimento diagnóstico e/ou terapêutico no consultório: cauterização, colposocopia, videocolposcopia, exame à fresco, teste pos coito, inseminação artificial, ultrasom, etc... somos remunerados por esses procedimentos e nossas pacientes, bem assistidas, nos aconselharão às amigas e aos familiares. Enfim, a própria demanda dita as regras. O que devemos repudiar, como disse a Dra Claudia, "Não é justo que isso parta de uma empresa privada." nos expondo aos pacientes como menos ou mais qualificados em se tratando de preço básico da consulta médica, e muito menos descartar os colegas que estão formados há menos de 5 anos, cerceando-lhes o direito de exercer a profissão,, para a qual estão legalmente habilitados através da legislação brasileira e com o aval dos conselhos regionais de medicina. Isso certamente é uma questão jurídica que pode trazer problemas para a própria entidade que teve a pretensão de criar essa diferenciação no valor da consulta dos profissionais médicos. Perante a lei todos são médicos, isso deve ser dito (se o Jacyr tiver oportunidade) ao vice presidente da Real seguradora. Pela nossa associação - AMB - o valor da consulta médica é 39 reais sem distinção de raça, clero ou cor. Kant, na crítica da razão pura, nos diz: "Para sabermos se fizemos algo errado é muito simples, imaginemos que todos também o fizeram e analisemos o resultado". Se todas as entidades fizerem o mesmo, incluindo a AMB e os CRMs, o resultado. Médico só seria médico depois de 5 anos de formado e isso fere direitos, consequentemente gera briga nos tribunais e muito desgaste. Por isso eu digo que essa entidade está errada e merece ser melhor gerenciada e orientada. Podem fazer como todos fazem. Pedem os curriculos e selecionam de acordo com seus critérios e todos os selecionados receberão a mesma tabela. Já o fato de descartar alguns publicamente e pagar preços diferenciados para os demais, divulgando aos seus clientes quem mereceu ter consulta mais cara, e quem a mais barata. Isso é desrespeito. Estou formado há 23 anos (1977), tenho um bom curriculo e minha reciclagem está em dia, executo diversos procedimentos em meu consultório, mas como todos nós, já tive menos de 5 anos de formado e sobrevivi. espero que a nova geração também sobreviva sem ser exposta ao ridículo. Nossa luta é em defesa da classe. Um forte abraço Jaime Nonato de Oliveira Belém/Pa
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:34:02 2008 |
|