Re: paternidade

From: Jacyr Leal (caf@jacyrleal.com.br)
Sun, 29 Oct 2000 20:00:11 -0200

Prezado colega.

Essa história não é tão inusitada assim. Aliás é muito freqüente um casal em processo de separação ter relações com outros "pares" e entre si, na busca de uma sustentação para um momento tão difícil como esse, que só quem passou sabe como é. Não cabe aqui julgamento de conduta. (aqui e em nenhum lugar). Toda mulher que atendo em processo de separação, oriento da freqüência em que o marido ao retornar à casa por qualquer motivo banal, a conversa acaba na cama, geralmente provocada pela fragilidade emocional de ambos. Por isso indico a manutenção do método contraceptivo mesmo quando refere não estar tendo relações. No caso em questão são dois pontos a serem avaliados: A- Quem é o pai? e B- Como tratar do assunto da forma menos devastadora possível para todos?

O teste de paternidade nesse caso é indispensável e deve ser feito com coleta de sangue da mãe, biópsia de vilo (a partir de 11 semanas) ou líquido amniótico fetal (a partir de 16 semanas) e sangue de um dos dois parceiros. Geralmente é o namorado que tem ciência do problema e não o marido.

Abraços e boa sorte

Jacyr

>----- Original Message -----
From: jlborges@metabolismo.com.br To: "Multiple recipients of list OBSTET-L" <obstet-l@forum.obgyn.net> Sent: Sunday, October 29, 2000 10:43 AM Subject: Re: paternidade

> Gostaria de insistir com as perguntas colocadas por mim abaixo.
> Obrigado.
>
> At Tue, 24 Oct 2000, Joao Lindolfo Cunha Borges, MD, CCD wrote:
> >
> >Uma paciente a qual venho tratando de Anorexia Nervosa (em melhora) e
hipotireoidismo bem compensado me procurou hoje com um histórico inusitado e eu queria a opinião dos colegas. Ela tem 30 anos de idade, e está separada do marido há alguns meses. Ela teve relacionamento sexual sem cuidados contraceptivos com o namorado e com o ex-marido num intervalo de 6 dias. Ficou grávida! Ela quer saber qual o melhor momento para investigação da paternidade. Minhas perguntas são as seguintes: Quando esta investigação pode ser feita e como? > >
> >Obrigado a todos
> >
> >Joao Lindolfo C. Borges, MD, CCD
>

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:33:55 2008