Re: Endometriose na adolescencia

From: Paulo Barrozo (prbarrozo@uol.com.br)
Sat, 23 Sep 2000 22:00:45 -0300

Não acho que o médico tenha sido precipitado não.

Endometriose é uma patologia de evolução muito agressiva quando se inicia em idade como a desta paciente.

Não só acho que ele está certo, como eu faria um "second look" 3 meses após a primeira laparoscopia para lise de eventuais aderências que estivessem se formando, como ressecaria com tesoura (melhor resultado que coagulação) os eventuais focos remanescentes.

O uso de análogo para endometriose AFS 2 é discutível. No entanto, tendo em vista o potencial de agressão da endometriose nesta paciente e o fato que se o uso for no máximo por 3 meses os efeitos colaterais não são relevantes, talvez valha a pena usar.

Saudações.

--
OBS: Estas informações tem apenas finalidades educacionais e não podem
em hipótese alguma, substituir uma consulta pessoal com seu médico.
 ==========================
====
 Dr. Paulo R. M. Barrozo, M.D., TEGO, TCBC
 Centro de Tratamento de Miomas
 Cabo Frio  -  Rio de Janeiro  -  São Paulo
 Tel: 0800-236030
 barrozo@mioma.com.br    http://www.mioma.com.br
 ==========================
====

> ----- Original Message ----- From: Josiane de Castro To: Multiple recipients of list OBSTET-L Sent: Saturday, September 23, 2000 6:39 PM Subject: Endometriose na adolescencia

Gostaria da opiniao dos colegas a respeito de uma caso clinica,nao minha paciente mas minha sobrinha:13 anos,menarca aos 10 anos,dismenorreia primaria,foi submetida a laparoscopia(sem biopsia porque o medico que esta atendendo-a disse que as imagens eram muito caracteristicas de endometriode e que a classe era II)Foi realizado algumas cauterizaçoes e administrado análogo.Como antecedente familiar é filha de pediatra,a madrinha custou a engravidar porque tinha endometriose,e a mae é poliqueixosa,chegando a tomar Dolantina pelas cefaleias.Sera que este medico nao esta sendo precipitado?Qual a opiniao dos colegas?Dra.Josiane josiane@smo.com.br Tego-316/98 crm(SC)5291.

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:33:51 2008