Custo da medicina

From: Jacyr Leal (jacyrleal@onda.com.br)
Sun, 30 Jul 2000 12:52:14 -0300

Prezados colegas.

Será que já não era a hora de pararmos para pensar em quais benefícios estamos trazendo para nós e para nossos pacientes com tantos exames? O custo financeiro dispendido está aumentando e impedindo que verdadeiramente exames necessários sejam estimulados, além da ansiedade e perda de tempo, e de trabalho de nossos pacientes.

Parece-me "bonito" termos tantos conhecimentos que nos permitam "pedir" tanta coisa que esquecemos porque pedimos !!!

Em um exame "de rotina" por ultra-som, avalio a TN como qualquer outra parte do feto, e SE AUMENTADA, ofereco COM TRANQUILIDADE ao casal, uma investigação como quando verifico qualquer outra mal formação.

Reclamamos diariamente de nossos ganhos com os convênios mas não temos a coragem de aceitar que NÓS geramos elevados custos que por si só não nos permite moralmente exigirmos melhores ganhos.

Não quero que tomem pelo lado pessoal, principalmente você Simone, com todo o respeito que todos merecem, mas gostaria de pedir um debate franco e sincero sobre NOSSAS culpas nos custos elevados da medicina e quais os exames que realmente são gerados, ou auto gerados, ingenuamente ou propositadamente.

MEDICINA NÃO É CAÇA NÍQUEL

José Jacyr Leal Júnior Centro de Avaliação Fetal Batel SC Ltda. Curitiba - Paraná - Brasil caf@jacyrleal.com.br http://www.jacyrleal.com.br

> ----- Original Message -----
From: Simone Brum To: Multiple recipients of list OBSTET-L Sent: Saturday, July 29, 2000 6:56 PM Subject: Teste Triplo de Bart

Prezados Colegas, Tenho adotado como rotina a eco com TN com 11 semanas e a determinação de Estriol não conjugado, alfa-feto e B-HCG quantitativo nas gestantes com 18 semanas que não tiveram indicação clássica ou não quiseram se submeter a amniocentese ou biópsia de vilo. Tenho tido dificuldade de encontrar na literatura tabelas para interpretação adequada destes resultados em especial do estriol. Gostaria de saber da experiência dos Colegas e a utilização de rotina, sim ou não? Grata,

Simone dos Santos Brum sbrum@pro.via-rs.com.br simone@sms.prefpoa.com.br

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:33:42 2008