![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: tecnica-cesareanaFrom: João Batista Marinho de Castro Lima (jbmclima@uol.com.br)Sun, 30 Jul 2000 11:50:35 -0300
Caro Benício Como ainda não existem estudos de longo prazo, é obrigação dos autores da revisão alertar para este fato e deixar para quem está na prática do dia a dia avaliar os benefícios em relação aos possíveis malefícios. Entretanto, quantos procedimentos nós obstetras temos realizado através dos anos sem a devida validação por estudos randomizados controlados? Na realidade, a maioria das práticas médicas, em particular as da nossa especialidade, não são validadas por tais estudos. Na minha prática, embora não seja uma evidência digna de importância, mas apenas para avaliar a aplicação de uma evidência externa de maior nível na hierarquia dos estudos clínicos, que é a revisão sistemática de estudos randomizados controlados (veja: http://cebm.jr2.ox.ac.uk/docs/levels.html ), há cerca de dois anos não tenho realizado o fechamento do peritôneo, tanto visceral, como parietal e não tenho observado problemas maiores do que os habituais no pós-operatório de cesarianas. Evidentemente, essa minha observação é carregada de vieses, já que não fiz um estudo de prognóstico de acordo com a metodologia adequada. É necessário, portanto, que tais estudos sejam realizados para que tenhamos uma conclusão mais definitiva sobre o assunto. Talvez estes estudos já publicados tenham uma segunda fase que é a fase de seguimento a longo prazo e logo poderemos ter uma resposta definitiva sobre o assunto. Um abraço. João Batista jbmclima@uol.com.br
>----- Original Message -----
> Caro João
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:33:42 2008 |
|