![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Rubeola e gestaçãoFrom: Paulo Barrozo, MD (barrozo@mioma.com.br)Sun, 09 Jul 2000 10:05:56 -0300
Gostaria de pedir a opinião dos colegas da lista sobre o seguinte caso: Paciente moradora em Altamira PA, em Fevereiro deste ano foi submetida a parto cesário devido a "miomatose uterina múltipla" (na verdade, pelo que suponho pela história contada, pode ter sido por amniorrexe há mais de 4 dias), seguido de óbito fetal nas 24 horas posteriores ao nascimento. Consultou-se comigo em Março, pois por ter sido dito à paciente que o óbito foi devido às dificuldades na cesariana provocadas pelos miomas, a mesma queria fazer uma miomectomia ou embolização dos miomas. Após exame ginecológico e ultra sonográfico foram observados alguns pequenos e médios miomas subserosos e alguns intra murais, sem sintomas associados à sua presença. Na minha opinião a conduta deveria ser expectante em relação aos miomas pois não ví indicação de abordá-los e a paciente deveria aguardar por aproximadamente 12 meses e posteriormente tentar nova gestação. Como nos exames de pré natal que me mostrou a mesma não era imune para Rubéola prescrevi Meruvax II e enfatizei a necessidade absoluta de não gestar por 3 meses devido à vacina. Esta semana a paciente me telefonou e disse que aproximadamente 6 semanas após ter sido aplicada a vacina teria havido uma ruptura do condom e que estava grávida. É um gestação muito desejada devido à perda anterior, mas a paciente está muito assustada devido ao uso da vacina. Quais os riscos para o feto devido ao pequeno intervalo entre a vacina e o início da gestação? O que vocês acham que devo dizer para a paciente? Mais uma coisinha, alguém conhece um bom obstetra na cidade de Altamira PA, ou próximo a ela, para que eu encaminhe a paciente? Saudações.
-- ====================================================== Dr. Paulo R. M. Barrozo, M.D., TEGO, TCBC Centro de Tratamento de Miomas Cabo Frio - Rio de Janeiro - São Paulo Tel: 0800-236030 barrozo@mioma.com.br http://www.mioma.com.br ======================================================
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:33:42 2008 |
|