![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Tricomoniase na gestacaoFrom: Luiz Meira (luizmeira@yahoo.com)Thu, 27 Apr 2000 17:17:30 -0700 (PDT)
--- juliana <julydeco@zipmail.com.br> escreveu: > At Mon, 18 May 1998, JOSE LUIS QUELHO wrote: > > >Como você trata à trichomoniase no transcurso da > gestação. Metronidazol > >droga teratogênica ? Prezados colegas, Embora não tenha tido ressonância na perspectiva naturalista, insistirei, especialmente neste aspecto, pois a resolutividade que tenho observado é muito alta. Considerando o aspecto sutil, emocional, como primordial, diria que uma leucorréia é inflamação no ponto de contato com o companheiro. Assim, a primeira orientação seria tentar esclarecer e se possível solucionar os conflitos existentes. No plano físico, utilizo romã, como infusão, na forma de banho de assento ou óvulos impregnados com tintura mãe. Respeitando os horários de cirdulação de energia nos meridianos (http://luizmeira.cjb.net//hs.gif), preconizo que seja utilizada entre 19 e 21hs preferencialmente. Se quiserem ser mais eficazes, que durante o banho de assento, tentem imaginar soluções para os aspectos emocionais conjugais conflituosos. Minha experiência neste aspecto tem sido veemente, pois antigamente utilizava metronidazol, nistatina e amtibióticos tópicos e orais, de acordo com o agente infeccioso (tricomonas, cândida e inespecífica). Desde há 6 anos quando iniciei o uso de romã, nuca mais precisei buscar qualquer outro produto químico. A melhora inequívoca apresenta-se em geral após o segundo dia de tratamento. Esta alternativa não vi preconizada em lugar nenhum, mesmo na bibliografia naturalista, comecei esperimentar em situações bem controladas após verificar que a romã foi utilizada para adornar o castiçal de sete velas do tabernáculo, descrito no Antigo Testamento. Para completar o assunto, descobri também que a eficácia é da mesma dimensão quando utilizamos para afecções faríngeas (epitélio estratificado, como o vaginal), mesmo em situações onde as amígdalas encontran-se purulentas e muito aumentadas. Nesta situação uso diversas vezes por dia, e em 24hs observa-se um resultado evidente, inclusive com desaparecimento da febre. http://luizmeira.cjb.net//fito.htm Esta alternativa torna-se mais importante na gestação, onde não precisaremos utilizar qualquer produto químico. Quanto à ação teratogênica do metronidazol, sempre fiquei com a questão: se o feto já está formado, qual seria o efeito? A mesma questão tenho em relação ao mebendazole. Nunca utilizei nenhum dos dois na gestação, mas se alguém tiver uma opinião esclarecedora, agradeceria. Neste aspecto, fica o alerta: seria muito mais perigoso usar drogas teratogênicas no início (primeiras semanas) da gestação, quando a maioria das mulheres ainda não percebeu que está grávida. Assim costumo recomendar o uso destas drogas durante os períodos menstruais. Saudações Fraternas Luiz Meira Medicina de Família Talk to your friends online and get email alerts with Yahoo! Messenger.
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Wed Mar 26 19:47:45 2008 |
|