![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: Endometriose e infertilidadeFrom: Savaris (savaris@orion.ufrgs.br)Sun, 2 Apr 2000 18:13:45 -0300
Cara Patrícia, A relação endometriose e infertilidade não é 100%, existe sim casos de infertilidade associados com endometriose, mas existem casos de gestação com endometriose. Diferente do que se fala por aí, e esta é a minha opinião e de outros expoentes na área da infertilidade, que estamos muito longe de entender a endometriose. Deve existir diferentes tipos de endometriose que causam diferentes alterações. Até o momento, o marcador para implantação endometrial, a integrina alfa v beta 3, obtida através de biópsia endometrial entre o 22-24 dia do ciclo menstrual tem-se demonstrado com um marcador da capacidade reprodutiva na presença da endometriose, ou seja, se a paciente tem endometriose e a integrina está presente, tentaria fazer indução da ovulação, FIV ou até mesmo ciclo espontâneo. O problema é que o procedimento para imunoistoquímica para alfa v beta 3 não é feito de rotina em nenhum lugar. Eu fiz isso durante a minha tese de Doutorado, mas não estou fazendo de rotina atualmente. Talvez fosse interessante tentar falar com o seu médico para obter uma amostra e colocar em nitrogênio líquido, fazer um corte em congelação e outro em formol para a datação. Se enviares para cá, poderemos tentar verificar a expressão dessa integrina. Se quiseres maiores detalhes pode procurar no MEDLINE por Lessey, B.A. e integrinas. Ricardo Savaris, MD, PhD Porto Alegre - RS Brazil "The things you learn after you know everything are the important ones"
>----- Original Message -----
> Caros Colegas:Sou gineco Obst.,33anos,tenho endometriose grau IV o que
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:33:26 2008 |
|