Re: Endometriose e infertilidade

From: Savaris (savaris@orion.ufrgs.br)
Sun, 2 Apr 2000 18:13:45 -0300

Cara Patrícia,

A relação endometriose e infertilidade não é 100%, existe sim casos de infertilidade associados com endometriose, mas existem casos de gestação com endometriose. Diferente do que se fala por aí, e esta é a minha opinião e de outros expoentes na área da infertilidade, que estamos muito longe de entender a endometriose. Deve existir diferentes tipos de endometriose que causam diferentes alterações.

Até o momento, o marcador para implantação endometrial, a integrina alfa v beta 3, obtida através de biópsia endometrial entre o 22-24 dia do ciclo menstrual tem-se demonstrado com um marcador da capacidade reprodutiva na presença da endometriose, ou seja, se a paciente tem endometriose e a integrina está presente, tentaria fazer indução da ovulação, FIV ou até mesmo ciclo espontâneo.

O problema é que o procedimento para imunoistoquímica para alfa v beta 3 não é feito de rotina em nenhum lugar. Eu fiz isso durante a minha tese de Doutorado, mas não estou fazendo de rotina atualmente. Talvez fosse interessante tentar falar com o seu médico para obter uma amostra e colocar em nitrogênio líquido, fazer um corte em congelação e outro em formol para a datação. Se enviares para cá, poderemos tentar verificar a expressão dessa integrina.

Se quiseres maiores detalhes pode procurar no MEDLINE por Lessey, B.A. e integrinas.

Ricardo Savaris, MD, PhD Porto Alegre - RS Brazil

"The things you learn after you know everything are the important ones"

>----- Original Message -----
From: Patricia Biavaschi <rbbastos@site-one.com.br> To: Multiple recipients of list OBSTET-L <obstet-l@forum.obgyn.net> Sent: Saturday, April 01, 2000 11:57 AM Subject: Endometriose e infertilidade

> Caros Colegas:Sou gineco Obst.,33anos,tenho endometriose grau IV o que
> estava me causando infertilidade,fiz video lap. em 12/99 quando
> endometriomas bilaterais, focos endometriose difusos porem boa
> permeabilidade tubaria, faço tto com Neo Decap. , tive sangramento ate
> final de 01/2000 quando fiz a segunda ampola,assim fazendo US com
> Doppller novamente mostrando que ainda lá estavam "endometriomas", cisto
> anexial e endometrio proliferado,durante a video lap. os endometriomas
> haviam sido aspirados e cauterizados sua capsulas com cauterio bipolar.
> Mantido tto. clinico hoje estou no quarto mes de tto tenho tido muitos
> fogachos não tenho mais dores.Tenho como planos manter tto. ate 6 meses
> e revisar US.Gostari de discutir com colegas qual a melhor sequencia de
> tto. visto que o meu objetivo principal e a gravidez. Devo repetir
> videolap.,devo induzir logo termine tto.? Inseminação? FIV? Desde já
> agradeço.PATRICIA.
>
> --
> rbbastos@site-one.com.br,Patricia Biavaschi
>

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Wed Mar 26 19:47:45 2008