![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: Endometriose e infertilidadeFrom: Carlos Isaia Filho (isaiaf@zaz.com.br)Sat, 01 Apr 2000 13:22:26 -0300
Cara Patricia: Ao longo de quase 15 anos, temos muito trabalhado com Endometriose e Infertilidade. Como és colega, me atrevo a colocar minha conduta. 1. Temos tido a mesma taxa de gestação, independente do grau de Endometriose (52%). 2. Sempre fizemos tratamento "sanduiche" (video - Análogo - vídeo) 3. Nas vídeo, procuramos remover o maior número possível dos spots (antes por cauterio bipolar, agora, com ressecção e peritonização com endossutura). Endometriomas, são sempre removidos com sua cápsula, e realizado ooforoplastia. 4. Não me ficou claro se teus endometriomas retornaram ou não após a primeira vídeo. 5. Nossos resultados com 4 meses de análogo, foram os mesmos com 6 meses. 6. Sem dúvida, deves repetir a vídeo ao término do tratamento para: a. Observar a resposta terapeutica (30% dos casos, não respondem) b. Observar se teus ovarios não aderiram, qdo. foi realizada, a cirurgia do endometrioma. c. Remover spots remanescentes ou endometriomas. 7. Se tudo tiver OK, não perca tempo, procure com teu ginecologista realizar procedimentos que possam aumentar sua fertilidade para que a gestação ocorra logo. Sucesso.
-- CARLOS ISAIA FILHO. TROCAR - Serviço de Videolaparoscopia - http://www.geocities.com/trocar2000/
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Wed Mar 26 19:47:45 2008 |
|