Re: Endometriose e infertilidade

From: Carlos Isaia Filho (isaiaf@zaz.com.br)
Sat, 01 Apr 2000 13:22:26 -0300

Cara Patricia:

Ao longo de quase 15 anos, temos muito trabalhado com Endometriose e Infertilidade. Como és colega, me atrevo a colocar minha conduta. 1. Temos tido a mesma taxa de gestação, independente do grau de Endometriose (52%). 2. Sempre fizemos tratamento "sanduiche" (video - Análogo - vídeo) 3. Nas vídeo, procuramos remover o maior número possível dos spots (antes por cauterio bipolar, agora, com ressecção e peritonização com endossutura). Endometriomas, são sempre removidos com sua cápsula, e realizado ooforoplastia. 4. Não me ficou claro se teus endometriomas retornaram ou não após a primeira vídeo. 5. Nossos resultados com 4 meses de análogo, foram os mesmos com 6 meses. 6. Sem dúvida, deves repetir a vídeo ao término do tratamento para: a. Observar a resposta terapeutica (30% dos casos, não respondem) b. Observar se teus ovarios não aderiram, qdo. foi realizada, a cirurgia do endometrioma. c. Remover spots remanescentes ou endometriomas. 7. Se tudo tiver OK, não perca tempo, procure com teu ginecologista realizar procedimentos que possam aumentar sua fertilidade para que a gestação ocorra logo.

Sucesso.

--
CARLOS ISAIA FILHO.
TROCAR - Serviço de Videolaparoscopia - http://www.geocities.com/trocar2000/

Patricia Biavaschi escreveu:

> Caros Colegas:Sou gineco Obst.,33anos,tenho endometriose grau IV o que > estava me causando infertilidade,fiz video lap. em 12/99 quando > endometriomas bilaterais, focos endometriose difusos porem boa > permeabilidade tubaria, faço tto com Neo Decap. , tive sangramento ate > final de 01/2000 quando fiz a segunda ampola,assim fazendo US com > Doppller novamente mostrando que ainda lá estavam "endometriomas", cisto > anexial e endometrio proliferado,durante a video lap. os endometriomas > haviam sido aspirados e cauterizados sua capsulas com cauterio bipolar. > Mantido tto. clinico hoje estou no quarto mes de tto tenho tido muitos > fogachos não tenho mais dores.Tenho como planos manter tto. ate 6 meses > e revisar US.Gostari de discutir com colegas qual a melhor sequencia de > tto. visto que o meu objetivo principal e a gravidez. Devo repetir > videolap.,devo induzir logo termine tto.? Inseminação? FIV? Desde já > agradeço.PATRICIA. > > -- > rbbastos@site-one.com.br,Patricia Biavaschi

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Wed Mar 26 19:47:45 2008