![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: http://www.mundoadolescente.trix.net/vestibular.htmFrom: Joao Lindolfo C. Borges, MD, CCD (jlborges@metabolismo.com.br)Fri, 31 Mar 2000 09:14:32 -0300
Parabéns Serjão João Lindolfo C. Borges, MD, CCD
> ----- Original Message ----- http://www.mundoadolescente.trix.net/vestibular.htm Entrevista da semana "Medicina é além de uma profissão, uma vida !!! Não se formam médicos apenas na Universidade. Médicos se formam num profundo amor pêlos seus semelhantes" Doutor Sérgio dos Passos Ramos vem aí para dizer pra gente que medicina é uma arte, a arte de diagnosticar e curar as doenças, o estudo dessas doenças permite que a ciência as evite através da medicina preventiva. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, ou como ele diz: "carinhosamente chamada Medicina da UNICAMP", há 28 anos. E quando lhe pergunto, olha o que ele diz: "Indiscretos !!! Tenho 52 anos". 52 de muita experiência, o que fez, com certeza, que ele se torna-se um excelente ginecologista, trabalhando no seu consultório particular, a Clinica Vila Inglesa e em alguns hospitais. Além disto, ele descobriu que tem mais um dom, além do da medicina, o de transmitir conhecimento de uma forma fácil para os outros, e é verdade gente! Por isto escreve em duas HP, uma para gente como a gente, a gineco.com.br e outra para médico, a latina.obgyn.net . Curtam a entrevista, valeu a espera, através das palavras dele, aquela visão de medicina combinar com frieza, some, porque ele é pura poesia! 1 - Pq vc escolheu medicina? Este é um negócio de dentro da gente. Eu não ia fazer medicina, eu fazia científico engenharia. Na minha época, você já escolhia a carreira no segundo grau. Mas ai deu um estalo e eu resolvi fazer medicina. Não me arrependo. Acho linda a minha profissão e a oportunidade de ajudar as pessoas a serem mais felizes. 2 - E mais tarde, porque esta especialização em ginecologia ? A primeira vez que eu vi um parto na faculdade me apaixonei. Disto para decidir por ginecologia foi um passo. Já fiz mais de 7.000 partos e em cada um é a mesma emoção. 3 - Qual motivo, vc acredita, que levam todos os anos, milhares de jovens, a tentarem vestibular para medicina? Talvez a crise econômica e de empregos. Médico ainda tem muito de ser rico, bem sucedido etc. Mas a realidade é outra. Mais da metade dos médicos que se formam no país não tem onde fazer residência médica, e os empregos para médicos pagam em média 1200,00 reais por mês ( U$ 600,00 ) e isto é muito pouco. Os médicos recém formados que eu conheço estão tendo dificuldades. Por isto que meu conselho para estes jovens que estão tentando medicina é: medicina é além de uma profissão, uma vida !!! Não se formam médicos apenas na Universidade. Médicos se formam num profundo amor pêlos seus semelhantes. 4- Como foi enfrentar o desafio do vestibular, ainda mais para uma carreira tão concorrida como esta? Vestibular é uma coisa fácil para quem tem fé, calma, e segurança. Se você estudar todos os dias um pouco e rever toda a matéria terá grandes chances de entrar onde quiser. 5 - Quais eram as suas expectativas ao entrar na faculdade? Elas foram correspondidas? Mais. Minha expectativa era assistir aulas e aprender. Entrei na UNICAMP em 1966, ano da fundação da Universidade. O que encontrei foi um Curso de Excelência em Medicina e também em Ciência Humana. Meus professores não eram como os professores do secundário. Eram pessoas como os alunos e trabalhavam lado a lado com a gente. Seus sonhos eram os nossos sonhos, seu trabalho, o nosso trabalho. 6 - Conte um pouco sobre quais eram, e como eram , as matérias ? Primeiro ano tem anatomia. É um choque para todos. Trabalhar com pessoas mortas. Mas ao contrário do que muita gente pensa existe muito respeito. Na primeira aula já é dito que aquelas pessoas que ali estão são muito importantes para o desenvolvimento da ciência médica. Existe uma missa do cadáver onde aprendemos que ali estão pessoas humanas que viveram e tiveram seus sonhos como cada um de nós. O interessante na medicina é que cada matéria trabalha diretamente com o ser humano. 7 - Existe algum traço de personalidade que um candidato à medicina deva ter? Qual? Na minha opinião AMOR, muito amor, respeito e interesse pelo ser humano. Bons médicos são os que tem essas qualidades para com seus pacientes, seus colegas e sua profissão. 8 - Saiu, recentemente, uma matéria sobre os médicos viciados em morfina. Em vários campus universitários o que se fala é que a grande parte dos estudantes de medicina se drogam, mais do que nas outras faculdades. Não é verdade que os estudantes de medicina se drogam mais que os outros. Droga é um câncer da nossa sociedade atual e precisamos afasta-la dos jovens qualquer que seja sua carreira ou atividade. Já para os médicos, a reportagem da Revista Veja, foi muito clara. Vivendo no limite da morte, da dor, do sofrimento alheio, muitas vezes extenuados por inúmeros plantões, tendo a droga no armário ao lado, é mais fácil para o médico se drogar. Mas não é tão comum como se disse. 9 - O que o Sr. acredita que leva um médico, profissional a serviço da saúde alheia, se drogar? A resposta está dada acima. Mas vou falar uma coisa: Médicos trabalham muito, demais, muitas vezes mais do que qualquer trabalhador. Não tem horário, jornada de trabalho, hora extra noturna, sábado, domingo, férias, 13º, nada disto. Eu costumo dizer que um piloto de avião a jato tem um tempo máximo de trabalho e o médico não. Sabe porque ? Porque um avião vale milhões de dólares e a vida humana nem tanto... 10 - Como esta o mercado de trabalho hoje em dia? O mercado de trabalho nas grandes cidades está saturado. Mas em outras regiões do país ainda existe muita oportunidade. 11 - O futuro revela boas surpresas? Gostaria que sim. Mas infelizmente o médico está sendo chamado para pagar uma conta que não é dele. Os planos de saúde pagam no Brasil cerca de 20 reais por consulta particular !!! Isto é muito pouco para que o profissional atenda com qualidade e se mantenha atualizado. Quem perde com isto é o paciente. Na saúde pública o salário do médico está em torno de 1.200,00 reais e o resultado está aí: mal atendimento, filas, desrespeito ao ser humano. A culpa não é do médico mas do sistema econômico que investe muito pouco em saúde. 12 - Que áreas estão em alta? Pesquisa, Medicina Molecular, Tecnologia. Todas crescendo muito. Mas a mais apaixonante é a Clínica Médica, o médico que trabalha diretamente com o paciente. O Brasil precisa de muitos clínicos. 13 - E por fim, o que vc gostaria de dizer para quem esta pensando em prestar vestibular para medicina? Gostaria de dizer que não conheço um médico que tenha se arrependido da carreira que escolheu. Esta é uma característica da nossa profissão. Portanto se você tem vocação, mãos e cabeça a obra. http://www.mundoadolescente.trix.net/vestibular.htm
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Wed Mar 26 19:47:43 2008 |
|