Re: CASAS DE PARTO

From: jacyrleal (jacyrleal@jacyrleal.com.br)
Sun, 12 Mar 2000 23:06:37 -0300

Prezado Paulo

Concordo plenamente com todas as suas palavras. Apenas quero afirmar que não expus de forma adequada minha opinião sobre nossas entidades e peço desculpas por isso. Em momento algum quis dizer que elas estão sendo omissas. Apenas acho que escrever sobre o assunto apenas não basta. Gostaria de saber quais os caminhos jurídicos que estão sendo tomados para bloquear uma campanha orquestrada, por um grupo de pessoas com apenas interesses pessoais, e não para a melhoria da assistência a gestante.

Abraços

José Jacyr Leal Júnior Centro de Avaliação Fetal Batel SC Ltda. Curitiba - Paraná - Brasil caf@jacyrleal.com.br http://www.jacyrleal.com.br

> ----- Original Message -----
From: paulo roberto To: Multiple recipients of list OBSTET-L Sent: Saturday, March 11, 2000 8:34 PM Subject: Re: CASAS DE PARTO

Prezado Jacyr: O "JORNAL DA FREBRASGO" de setembro/99 ( Ano 6 no. 8) fala muito bem sobre o assunto. Em seu Editorial a Diretoria diz claramente que "hoje em dia , uma equipe coordenada pelo obstetra, com a colaboração de enfermeiras, auxiliares, pediatras e anestesistas, em um ambiente que tenha os recursos necessários para atender as eventuais urgências, é o que confere maior segurança ao nascimento". Veja bem eu não tenho ligação com a Diretoria porém, sem dúvida, este parágrafo , que citei acima, resume bem o que entendo ser o melhor para a gestante. Por ser profissional ligado à Saúde Coletiva entendo que uma obstetriz é melhor do que nada , melhor até mesmo que aquelas parteiras descritas por minha avó lá no interior da Bahia...É interessante lembrar que houvi dela pela primeira vez o que era o "mal dos 7 dias" ou "umbigueiro"...A parteira mascava fumo , fazia uma pasta com o seu cuspe + estrume, aplicava sobre o coto umbilical e por cima colocava o cinteiro...Sete dias após o bebê morria com a barriga toda preta...O Clostridium tetani ria à toa... O enfermeiro pode também colher "preventivos" , fazer exames de pré-natal, etecetera e tal PORÉM DESDE QUE NÃO HAJA PROFISSIONAL MÉDICO NA INSTITUIÇÃO ou o profissional paramédico SEJA DEVIDAMENTE SUPERVISIONADO POR MÉDICO. Há, e isso é matéria da última ediçào do jornal do CFM , aproximadamente 850 cidades brasileiras sem médico e não basta somente a interiorização deste profissional mas sim a construção de toda uma infra - estrutura que dê condições de trabalho .. PORÉM NAQUELES CENTROS ONDE HÁ TODA UMA REDE ASSISTENCIAL MÍNIMA É ABSURDO ENTENDER QUE A HUMANIZAÇÃO DO PARTO PASSE PELO AFASTAMENTO DO OBSTETRA , DO PEDIATRA, ETC , DE TODO O PROCESSO.... Sérgio Martins-Costa ( "O clima está propício"- Jornal da Febrasgo- ano 6, no. 8-1999, pág. 4) com sabedoria diz que "não existe gestação sem risco, existem isto sim, gestantes com risco maior".O mesmo autor fala em Cuba onde 100% dos partos ocorrem dentro dos hospitais com coeficientes baixíssimos de mortalidade materna e perinatal.Concluo citando o mesmo autor que diz que "ter seu parto atendido dentro de um hospital e por um profissional adequadamente treinado é um direito , fundamental, que nenhuma mulher brasileira ( pelo menos as que vivem em cidades)deveria abdicar". Amigo Dr. Jacyr dentro da minha área de atuação trabalhamos, dentro dos meus limites, contra tais projetos.Não há na Legislação Sanitária em vigor ( Portaria 1.884/94 Min. Saúde) regulamentação para estes estabelecimentos e portanto não há base legal para autorizar o seu funcionamento.O Código Estadual de Saúde e o Decreto Lei 1754/77 também não regulamentam tais casas de parto .A Portaria 1884/94 dá todas as dimensões para construção de um centro obstétrico e por aí vai... Desenvolvemos um Roteiro de Inspeção de Maternidades com base na legislação federal e ele não contempla estes estabelecimentos. Por fim , temporariamente, as profissionais que conheço, todas de classse média inclusive docentes, e que defendem tais casas de parto, TODAS ELAS, SEM EXCEÇÃO, PARIRAM SOB ASSISTÊNCIA DO OBSTETRA , COM PEDIATRA NA SALA, COM TODO O CONFORTO .. Paulo Roberto Rebello -----Mensagem original----- De: jacyrleal <jacyrleal@jacyrleal.com.br> Para: paulo roberto <echovida@openlink.com.br> Cc: obstet-l@obgyn.net <obstet-l@obgyn.net> Data: Sábado, 11 de Março de 2000 08:22 Assunto: Re: CASAS DE PARTO

Prezado Paulo e todos os colegas que responderam...

Não precisa de pediatra, anestesista, obstetra. Apenas motorista de ambulância. Mas elas, as enfermeiras, podem dispor de cardiotocografia (é mole?) e fórcipe. Para quem não sabe, ESTÁ NA PORTARIA do Sr. ministro: "- Deve ser feito o diagnóstico de sofrimento fetal ou outras complicações obstétricas em até no máximo uma hora antes do problema para que a mãe possa ser transportada a um ambiente que possa lhe oferecer segurança" = Um Hospital. A pergunta é realmente essa: De quem é a responsabilidade ? De quem são os interesses ? Vamos perguntar ao CFM oque é realmente ato médico e qual a área de atuação da enfermagem ? Vamos questionar a juristas qual será a responsabilidade pelos danos causados ao feto, a mãe e a sociedade pelos casos funestos ? Responsabilizar o médico por não conseguir resolver para elas, as enfermeiras, quando receber na ambulância uma mulher e feto comprometidos, vindos da casa de parto ? Indignar-se não basta mas além de comentários isolados, por desinformação (ignorância minha), não sei quais medidas a Febrasgo, AMB, CFM e outras entidades estão tomando. Escrevi para todas as instituições e não tenho resposta. Por favor amigos. Ou é agora ou .. Que cada um faça sua parte.

PS. Agradeço muito todos os comentários! Mas vamos buscar o debate dentro da lista. É a oportunidade que a Internet nos dá de trocarmos idéias e sentirmos o que todos pensam. E afinal esse é o fórum livre e apropriado para todos os nosso pensamentos, concordantes ou não.

Grato

José Jacyr Leal Júnior Centro de Avaliação Fetal Batel SC Ltda. Curitiba - Paraná - Brasil caf@jacyrleal.com.br http://www.jacyrleal.com.br

PREZADO AMIGO: CONCORDO COM TODO O SEU DISCURSO. SOU COORDENADOR DE PROJETOS ESPECIAIS DA SEC. EST. DE SAÚDE- RIO DE JANEIRO. ESTOU LOTADO NA COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E COORDENO O PROGRAMA ESTADUAL DE MONITORAMENTO DE MATERNIDADES E SOU MEMBRO DO COMITÊ ESTADUAL DE MORTALIDADE MATERNA: NESTE FÓRUM TEM GENTE DEFENDENDO O PROJETO SAPOPEMBA, DE SP. É EXTREMAMENTE TEMEROSO...SE COMPLICAR UM PARTO COM CONSEQUENTE ÓBITO, DE QUEM É A RESPONSABILIDADE ??? JÁ HOUVI DIZER QUE "NÃO PRECISA NEM DE PEDIATRA "...!!!!!!! QUERO TROCAR MAIS IDÉIAS COM VC A RESPEITO. ÚLTIMA PERGUINTA: SE AS ESCOILA DE MEDICINA ESTÃO UMA DROGA PORQUE SERÁ QUE AS DE ENFERMAGEM ESTÃO DIFERENTES ?? UM ABRAÇO. PAULO ROBERTO REBELLO- MÉDICO

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Wed Mar 26 19:47:43 2008