Re: CASAS DE PARTO
From: Claudio Sitya (lica@adf.com.br)
Sat, 11 Mar 2000 09:51:27 -0300
Acho muito preocupante o rumo que a obstetrícia PÚBLICA está tomando.....
Sinceramente algum dos colegas acha realmente que o MAIOR PROBLEMA no atendimento obstétrico é o número elevado de cesarianas????
Acham que este problema é realmente prioritário na saúde pública do Brasil???? Como estaríamos bem de saúde se fosse somente isto !!!
PERGUNTAS:
- Por que nas classes de maior poder aquisitivo podemos permitir a livre escolha da via de parto, e no atendimento público não?
- Por que os médicos escolhem ou permitem que seus filhos venham em sua imensa maioria por intermedio de uma cesariana?
- Quantos fetos morreram em cesarianas que voces se recordam? E em trabalho de parto?
- Aonde está escrito que se a "PARTEIRA" diagnosticar sofrimento fetal com uma hora de antecedencia ( não sei como???) o feto não correrá risco de MORTE ou de seqüelas irreversíveis?
É realmente o projeto do Dr. Jacyr foi lido por alguém que tem outros interesses ( como o laboratório Teuto, por exemplo ) e por isto foi-lhe devolvido com as explicações absurdas recebidas.
Talvez tenha sido um pouco radical, mas estava cansado de ouvir sempre o mesmo assunto e ninguém falando ( mas fazendo sim ) o oposto.
--
Claudio Sitya
Santa Maria RS
csitya@zaz.com.br
-----Mensagem Original-----
De: jacyrleal
Para: Multiple recipients of list OBSTET-L
Enviada em: Sábado, 11 de Março de 2000 08:24
Assunto: Re: CASAS DE PARTO
Prezado Paulo e todos os colegas que responderam...
Não precisa de pediatra, anestesista, obstetra. Apenas motorista de ambulância. Mas elas, as enfermeiras, podem dispor de cardiotocografia (é mole?) e fórcipe.
Para quem não sabe, ESTÁ NA PORTARIA do Sr. ministro: "- Deve ser feito o diagnóstico de sofrimento fetal ou outras complicações obstétricas em até no máximo uma hora antes do problema para que a mãe possa ser transportada a um ambiente que possa lhe oferecer segurança" = Um Hospital.
A pergunta é realmente essa: De quem é a responsabilidade ? De quem são os interesses ?
Vamos perguntar ao CFM oque é realmente ato médico e qual a área de atuação da enfermagem ?
Vamos questionar a juristas qual será a responsabilidade pelos danos causados ao feto, a mãe e a sociedade pelos casos funestos ?
Responsabilizar o médico por não conseguir resolver para elas, as enfermeiras, quando receber na ambulância uma mulher e feto comprometidos, vindos da casa de parto ?
Indignar-se não basta mas além de comentários isolados, por desinformação (ignorância minha), não sei quais medidas a Febrasgo, AMB, CFM e outras entidades estão tomando.
Escrevi para todas as instituições e não tenho resposta.
Por favor amigos. Ou é agora ou ...
Que cada um faça sua parte.
PS.
Agradeço muito todos os comentários!
Mas vamos buscar o debate dentro da lista. É a oportunidade que a Internet nos dá de trocarmos idéias e sentirmos o que todos pensam. E afinal esse é o fórum livre e apropriado para todos os nosso pensamentos, concordantes ou não.
Grato
José Jacyr Leal Júnior
Centro de Avaliação Fetal Batel SC Ltda.
Curitiba - Paraná - Brasil
caf@jacyrleal.com.br
http://www.jacyrleal.com.br
PREZADO AMIGO:
CONCORDO COM TODO O SEU DISCURSO.
SOU COORDENADOR DE PROJETOS ESPECIAIS DA SEC. EST. DE SAÚDE- RIO DE JANEIRO.
ESTOU LOTADO NA COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E COORDENO O PROGRAMA ESTADUAL DE MONITORAMENTO DE MATERNIDADES E SOU MEMBRO DO COMITÊ ESTADUAL DE MORTALIDADE MATERNA: NESTE FÓRUM TEM GENTE DEFENDENDO O PROJETO SAPOPEMBA, DE SP. É EXTREMAMENTE TEMEROSO...SE COMPLICAR UM PARTO COM CONSEQUENTE ÓBITO, DE QUEM É A RESPONSABILIDADE ???
JÁ HOUVI DIZER QUE "NÃO PRECISA NEM DE PEDIATRA "...!!!!!!!
QUERO TROCAR MAIS IDÉIAS COM VC A RESPEITO.
ÚLTIMA PERGUINTA: SE AS ESCOILA DE MEDICINA ESTÃO UMA DROGA PORQUE SERÁ QUE AS DE ENFERMAGEM ESTÃO DIFERENTES ??
UM ABRAÇO.
PAULO ROBERTO REBELLO- MÉDICO
Voltar para 
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Wed Mar 26 19:47:43 2008