![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: Pré-natal e glicemiaFrom: Luiz Meira (luizmeira@yahoo.com)Tue, 07 Mar 2000 00:41:49 -0300
> At Mon, 14 Feb 2000, Jorge Fleury da Fonseca wrote:
> >... gostaríamos de Sergio Jacob escreveu:
> Eu tenho feito a glicemia de jejum e com sobrecarga (50g)uma hora após Aqui Luiz Meira: Fico feliz ao ver a preocupação com a "intolerância a glicose", pois apesar de ser algo tão prevalente em nosso meio, pouco é valorizada pelos colegas. O que eu tenho utilizado é a dosagem de hemoglobina glicosilada ou proteína glicosilada. Com isso evito para os clientes o incômodo de duas picadas e a permanência no laboratório por duas horas. Especialmente com crianças isto é bastante significativo. Para facilitar aos colegas, relembro que a proteína glicosilada apresenta a saturação máxima de glicose num período de duas semanas, enquanto que a hemoglobina glicosilada num período de dois meses. Estes índices têm se mostrado sensíveis, quando consideramos que níveis próximos ao limite superior sejam indicativos de incapacidade de manejo da glicemia. Tenho feito esta avaliação no início do pré-natal, e ao apresentar alterações, restrijo o açúcar e reavalio periodicamente durante a gestação.
Aqui Sergio Jacob
> Acho que vale a pena discutir se pedimos ou não Marcadores para Hepatite Realmente este é outro aspecto para estarmos atentos pois a prevalência de hepatite C deve ser muito mais alta do que imaginamos. Gostaria de aproveitar o ensejo para perguntar aos colegas qual seria a investigação básica com relação a moléstias infecciosas, pois fico na dúvida entre pedir exames demais ou ser insuficiente no diagnóstico de infecções latentes. Sérgio Jacob, quando você se refere a "marcador" para hep C, seria a dosagem de anticorpos anti-vírus da hep C? A investigação "infecciosa" que costumo fazer é: HIV Lues rubéola toxo Hep B Quanto a Hep C, tenho ficado nesta dúvida, se peço exames demais ou não. Quanto a outros aspectos, gostaria de chamar a atenção para a calcemia. Nossa dieta em geral tende a ser restrita em cálcio, e os hábitos sedentários a fixá-lo menos na massa óssea. Assim costumo incluir esta avaliação também, desde o início da gestação. Outro aspecto é quanto às alergias e processos auto-imunes. Desde há 5 anos tenho utilizado o ASLO como indicador genérico de auto-imunidade ou alergia. O VHS também complementa esta abordagem. Isto é mais preemente no final da gestação e início do puerpério quando as inflamações imunes comprometem a citatrização perineal e provocam cólicas no réscem-nascido. A "profilaxia imune" tem me deixado muito satisfeito, especialmente no tocante a evitar edema e cloasma no final da gestação. Caso tenham interesse em verificar o manejo dos aspectos imunes que faço, estão explícitos em minha home page: http://www.geocities.com/luizmeira/imune.htm A dosagem de gorduras (colesterol total e triglicérides) também é outro aspecto que poderia ser questionado, pois vivemos numa sociedade "hiper-lipêmica" e a gestação seria um bom momento para antagonizar um pouco o hábito de óleos, gorduras e similares. Como o comprometimento renal é em geral silencioso, costumo também dosar creatinina caso nunca tenha sido aferida. Quando apresenta valores acima de "1,0" passo a acompanhar periodicamente e apresentando tendência a aumento, inicio investigação mais detalhada. No início do pre-natal avalio também o "medo" em geral (não do parto especificamente) que a paciente possa ter, para tentar ir lidando com isto com tempo, e quem sabe evitar manifestações que dificultem a evolução do trabalho de parto. Quanto ao aspecto cognitivo na abordagem pré-natal, gostaria de realçar o background por trimestres:) primeiro: Diagnóstico da gestação. segundo: Crescimento fetal terceiro: Parto Embora seja óbvio a oportunidade destes conteúdos, tenho constatado que especialmente em grupos de gestantes esta cronologia não é respeitada, e acaba por dispersar o interesse imediato das gestantes. Caso os serviços obstétricos compreendam uma postura ativa da parturiente, seria necessário também um programa de atividades físicas no pré-natal que aumentem a resistência física e flexibilidade, especialmente de membros inferiores e pelve. Espero não tê-los enfadado com tantas observações, e faço votos que o Jorge Fleury elabore um programa altamente eficaz. Atenciosamente
><> Luiz Roberto Salvatori Meira Talk to your friends online with Yahoo! Messenger.
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:33:23 2008 |
|