![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: translucência nucal 2,8 mm - qual sua conduta ?From: José Jacyr Leal Júnior (caf@jacyrleal.com.br)Thu, 27 Jan 2000 12:54:38 -0200
Prezados Colegas A pergunta foi: Qual seria minha conduta e não quais são os protocolos de conduta ? ... GII PI 26 anos TN 2.8 6a semana 12a semana, fetoscopia normal = Minha conduta: Orientação à gestante sobre o que é a TN, quais as diversas e diferentes opiniões dos colegas de profissão sobre o tema e que na minha, apenas acompanharia o desenvolvimento biométrico e morfológico de seu filho, que com muita chance seria absolutamente normal, nesse caso. Lembrem-se que não estou com uma " estatística " em minha frente e sim uma pessoa. Proponho um controle rígido (que é feito em TODOS os fetos) e a vou tranqüilizando durante o pré natal mostrando a ela, toda a morfologia do seu filho, inclusive a cardíaca completa. (Dificilmente um feto com alterações genéticas evolui com crescimento adequado e sem algumas malformações). Amniocentese genética com 16 semanas, apenas e TN's acima de 4 mm e/ou achados US de alterações. Também a praticaria caso a ansiedade da mãe não cedesse a orientação. Mas se for para diagnóstico e condução a um abortamento, quem sou eu para julgá-la ? Não a culpo ou condeno, mas ela está livre para procurar outro colega. José Jacyr Leal Júnior Centro de Avaliação Fetal Batel SC Ltda. Curitiba - Paraná - Brasil caf@jacyrleal.com.br http://www.jacyrleal.com.br
> >> Gestante de 26 anos, gesta 02 para 1 (FETO NORMAL) aborto 0.
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:33:06 2008 |
|