![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Fwd: Re: Parto humanizadoFrom: Joao Lima (medico12@hotmail.com)Tue, 25 Jan 2000 03:21:05 GMT
>From: "Angela Tavares" <angtav@hotmail.com> >To: medico12@hotmail.com >CC: angtav@hotmail.com >Subject: Re: Parto humanizado >Date: Sun, 09 Jan 2000 10:49:48 EDT > >Prezado Dr. João Lima. > Quero desejar felicidades no ano que se inicia, e rogar a DEUS que o >mantenha humano como tem sido até hoje. > Quando falamos em parto humanizado, não é no sentido de generalizar o >atendimento às gestantes. Seu trabalho e de muitos obstetras , concientes >de suas funções, não são e nem devem ser atingidos por determinadas >conceituações. > O senhor não deve ter assistido ( e deve da graças a DEUS de não ter >tido esta vivência)o trabalho que é feito na maioria dos hospitais , >principalmente públicos, com as gestantes principalmente na hora do parto. >Minha vivência não é muito grande, mas o suficiente para ficar horrorizada >com o que tenho visto. > Iniciei o trabalho com a Fisioterapia Obstétrica e, tenho tentado >informar por todos os meios de comunicação que me são possíveis, da >importância do trabalho multidisciplinar nesta área. As informações que uma >gestante necessita são muitas, e os obstetras muitas vezes não têm >condições de orientá-las para tudo. Por exemplo: a ergonomia, a >cinesioterapia respiratória, a conscientização corporal e outros. > Não adianta dizer que o Brasil é um país de terceiro mundo e que a >gestante precisa mesmo é de um prato de comida. Não podemos continuar nos >nivelando por baixo!!! Temos que elevar nossa qualidade de vida, e para >isso não podemos concentrar responsabilidades, mas desarticulá-las numa >equipe multidisciplinar! > Claro que nem todas terão possibilidades de receberem o mesmo >tratamento, mas não será por isso que não vamos dar importânica ao trabalho >desenvolvido com méritos , nos países com Inglaterra ( em Londres se >iniciou há +- 100 anos) e França ( que desenvolve principalmente em Paris, >com muito sucesso e em todos os hospitais públicos). Por que a gestante >brasileira deveria ser impedida de ter este tratamento ( e não >privilégio),devido a sua condição de pobreza? > Espero pode contar com sua compreensão e apoio. > Certa que serei contactda. Um forte abraço > ANGELA TAVARES > >>From: "Joao Lima" <medico12@hotmail.com> >>To: angtav@hotmail.com >>Subject: Re: Parto humanizado >>Date: Wed, 29 Dec 1999 02:34:05 GMT >> >>Obrigado Dra. Angela. >> >>Após uma vida inteira onde sacifiquei minha familia, meus bens, minha vida >>para ajudar mâes a darem a luz, nas melhores e piores condições, fico >>muito bravo quando dizem que o parto é desumano !!! Eu sempre tentei dar o >>melhor de mim atendendo a todas com muito carinho. Acho lindo colocar o >>nenê no colo da mãe e ouvir ele e ela chorarem juntos. Aí vem um monte de >>gente dizer que parto humano depende de de e de ... >>Entenda meu desabafo e tenha o meu carinho. >> >>João. >> >>>From: "Angela Tavares" <angtav@hotmail.com> >>>To: medico12@hotmail.com >>>Subject: Parto humanizado >>>Date: Wed, 22 Dec 1999 00:05:58 EDT >>> >>>Caro Dr. João Lima. >>> >>> Com carinho respondo a seu e-mail. >>> Primeiro, porque gostei de sua frase final... Médico parteiro. >>>Humano com certeza.Parabéns! >>> Segundo devido a necessidade de responder sua pergunta inicial. O >>>SUS não me paga para atender as pacientes e, nem tem conhecimento deste >>>trabalho, até porque não existe preocupação com a saúde alheia.Sou Prof >>>Universitária e trabalho com meus acadêmicos, desenvolvendo um projeto de >>>pesquisa com Fisioterapia Obstétrica, num Hospital Universitário que >>>atende pacientes do SUS. >>> Uma das maiores carências que as gestantes têm é de informações. >>>Trabalhamos com o objetivo de romper o ciclo :medo- tensão- dor, usando >>>para tanto trabalhos de conscientização corporal, relaxamento, >>>cinesioterapia respiratória , psicomotricidade, entre outros métodos. O >>>atendimento inicia-se no pré-natal, continua na hora do parto e se >>>estende áté o puerpério. >>> O atendimento da gestante na cidade grande, não se efetua como nas >>>outras cidades , onde obstetra tem tempo e atenção para dispor as suas >>>gestantes.Daí a necessidade maior de uma equipe multidiciplinar,mas isso, >>>não invalida a idéia de tê-la em todos os segmentos da sociedade. >>> Na certeza de continuarmos este debate, para tornar o parto uma ação >>>humanizada, conto com sua participação e me ponho a seu inteiro dispor >>>para responder a qualquer dúvida que eu possa atendê-lo. >>> Um abraço >>> Angela Tavares >>> >> >
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Wed Mar 26 19:47:37 2008 |
|