![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: OBSTET-L digest 425From: Angela Tavares (angtav@hotmail.com)Sun, 09 Jan 2000 12:27:21 EDT
Hotmail angtav@hotmail.com Inbox Compose Addresses Folders Options Help Folder: Inbox From: "Angela Tavares" <angtav@hotmail.com> Save Address Block Sender To: medico12@hotmail.com Save Address CC: angtav@hotmail.com Save Address Subject: Re: Parto humanizado Date: Sun, 09 Jan 2000 10:49:48 EDT Reply Reply All Forward Delete Previous Next Close Prezado Dr. João Lima. Quero desejar felicidades no ano que se inicia, e rogar a DEUS que o mantenha humano como tem sido até hoje. Quando falamos em parto humanizado, não é no sentido de generalizar o atendimento às gestantes. Seu trabalho e de muitos obstetras , concientes de suas funções, não são e nem devem ser atingidos por determinadas conceituações. O senhor não deve ter assistido ( e deve da graças a DEUS de não ter tido esta vivência)o trabalho que é feito na maioria dos hospitais , principalmente públicos, com as gestantes principalmente na hora do parto. Minha vivência não é muito grande, mas o suficiente para ficar horrorizada com o que tenho visto. Iniciei o trabalho com a Fisioterapia Obstétrica e, tenho tentado informar por todos os meios de comunicação que me são possíveis, da importância do trabalho multidisciplinar nesta área. As informações que uma gestante necessita são muitas, e os obstetras muitas vezes não têm condições de orientá-las para tudo. Por exemplo: a ergonomia, a cinesioterapia respiratória, a conscientização corporal e outros. Não adianta dizer que o Brasil é um país de terceiro mundo e que a gestante precisa mesmo é de um prato de comida. Não podemos continuar nos nivelando por baixo!!! Temos que elevar nossa qualidade de vida, e para isso não podemos concentrar responsabilidades, mas desarticulá-las numa equipe multidisciplinar! Claro que nem todas terão possibilidades de receberem o mesmo tratamento, mas não será por isso que não vamos dar importânica ao trabalho desenvolvido com méritos , nos países com Inglaterra ( em Londres se iniciou há +- 100 anos) e França ( que desenvolve principalmente em Paris, com muito sucesso e em todos os hospitais públicos). Por que a gestante brasileira deveria ser impedida de ter este tratamento ( e não privilégio),devido a sua condição de pobreza? Espero pode contar com sua compreensão e apoio. Certa que serei contactda. Um forte abraço ANGELA TAVARES From: "Joao Lima" <medico12@hotmail.com> To: angtav@hotmail.com Subject: Re: Parto humanizado Date: Wed, 29 Dec 1999 02:34:05 GMT Obrigado Dra. Angela. Após uma vida inteira onde sacifiquei minha familia, meus bens, minha vida para ajudar mâes a darem a luz, nas melhores e piores condições, fico muito bravo quando dizem que o parto é desumano !!! Eu sempre tentei dar o melhor de mim atendendo a todas com muito carinho. Acho lindo colocar o nenê no colo da mãe e ouvir ele e ela chorarem juntos. Aí vem um monte de gente dizer que parto humano depende de de e de ... Entenda meu desabafo e tenha o meu carinho. João. From: "Angela Tavares" <angtav@hotmail.com> To: medico12@hotmail.com Subject: Parto humanizado Date: Wed, 22 Dec 1999 00:05:58 EDT Caro Dr. João Lima. Com carinho respondo a seu e-mail. Primeiro, porque gostei de sua frase final... Médico parteiro. Humano com certeza.Parabéns! Segundo devido a necessidade de responder sua pergunta inicial. O SUS não me paga para atender as pacientes e, nem tem conhecimento deste trabalho, até porque não existe preocupação com a saúde alheia.Sou Prof Universitária e trabalho com meus acadêmicos, desenvolvendo um projeto de pesquisa com Fisioterapia Obstétrica, num Hospital Universitário que atende pacientes do SUS. Uma das maiores carências que as gestantes têm é de informações. Trabalhamos com o objetivo de romper o ciclo :medo- tensão- dor, usando para tanto trabalhos de conscientização corporal, relaxamento, cinesioterapia respiratória , psicomotricidade, entre outros métodos. O atendimento inicia-se no pré-natal, continua na hora do parto e se estende áté o puerpério. O atendimento da gestante na cidade grande, não se efetua como nas outras cidades , onde obstetra tem tempo e atenção para dispor as suas gestantes.Daí a necessidade maior de uma equipe multidiciplinar,mas isso, não invalida a idéia de tê-la em todos os segmentos da sociedade. Na certeza de continuarmos este debate, para tornar o parto uma ação humanizada, conto com sua participação e me ponho a seu inteiro dispor para responder a qualquer dúvida que eu possa atendê-lo. Um abraço Angela Tavares -------------------------------------------------------------------------------- Get New Hotmail Notifications and Free Instant Messaging at -------------------------------------------------------------------------------- http://messenger.msn.com -- --------------------------------------------------------------------------------
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:33:06 2008 |
|