![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: cefaléia pós raquiFrom: vendruco@smnet.com.br ("vendruco@smnet.com.br")Mon, 15 Jun 1998 20:45:53 +1100
Paulo R. M. Barrozo, MD wrote: > > JOSE LUIS QUELHO wrote: > > > > Qual o tipo de anestesia (raqui ? peridural ?) que vc utiliza na > > realização de cesariana? > > Tanto para parto normal quanto para cesariana, peri-dural SEMPRE. > > > Qual a incidência desde evento em sua clinica ? > > Embora eu seja particularmente favoravel a realização de peridural, em > > virtude do baixo indice de complicação es anestesica, na minha cidade > > não tem sido possível utilizá-la, falta de anestesista especializado; > > O que é falta de anestesista especializado? > > Um anestesista dizer que não é especializado em peri dural é o mesmo que > o obstetra dizer que não é especializado em parto normal e sim em > cesariana. > > Vocês devem exigir que seus anestesistas se reciclem, ou arranjem um > anestesista de verdade. > > > incidência de cefaléia pós raqui é alta, gira em torno de > > aproximadamente 10 - 15% do procedimentos realizados, minha conduta > > pessoal é de administrar hidratação venosa generosa + analgésicos > > conveccionais + repouso no leito com cabeceira baixa. Em outras epocas > > vi alguns colegas utilizar romilar (saiu do mercado)Em outros serviços > > tenho conhecimento de administração de agua destilada ou sanque da > > paciente no espaço subdural com excelentes resultados. > > Qual sua conduta frente a uma paciente com clinica de cefaléia pós > > raqui. > > Para algumas indicações específicas a raquianestesia é feita em nosso > serviço. > > Uma das maneiras de evitar a cefaleia pós raqui é utilizar agulhas > descartáveis muito finas ( de calibre 6, no máximo 7) e com ponta tipo > "ponta de lápis". Nós temos usado agulhas descartáveis 4 ou 5. Cuidado para o bisel ficar no sentido longitudinal se não tiver agulha romba.
Floriano
>
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:36:10 2008 |
|