Re: maternidade

From: Claudio Sitya (csitya@smnet.com.br)
Fri, 12 Jun 1998 21:54:45 -0300

Tudo bem que há algum tempo atras fosse normal nascer com parteiras, eu tambem devo ter nascido com uma, tenho 35 anos hoje e naquela epoca so tinhamos 3 ou 4 medicos "obstetras"na minha cidade. Mas, com certeza os indices de mortalidade perinatais eram muito maiores....... Se nao fossem a medicina teria involuido e nao evoluido, isto é obvio!!!!!! Alem disto nao basta termos fetos vivos, o que a obstetricia "MEDICA" procura é melhorar a qualidade dos fetos, principalmente a nivel intelectual... pois se nao fosse assim de que adiantariamos discutir sobre CTG, PBF ou doppler... para termos fetos vivos na grande maioria das vezes bastaria ate mesmo um Pinard, agora quanto ao futuro neuro-intelectual ninguem sabe... "Parto é um procedimento MÉDICO e por MÉDICOS deve ser realizado" PS: na Europa os índices de cesaria sao influenciados em muito devido a baixa capacidade cirurgica dos medicos... tenho um colega que ficou 1 ano na Espanha, no servico do Bonilla e eles ficaram espantados que ele realizava a incisao de cesariana 2 dedos acima da sinfise pubica, pois lá fazem muito mais acima...isto é somente um exemplo da diferença.

--
Claudio Sitya
Santa Maria

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:36:10 2008