![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: o PORQUE dos altos indices de cesareaFrom: Hilton Silva (hilton@terranet.com.br)Thu, 11 Jun 1998 20:35:37 -0500 (CDT)
At Thu, 11 Jun 1998, Guttenberg Primo wrote: > >:::fato da enfermeira obstretra assistir ao parto . Como >:::enfermeira obstetra, >:::quero esclarecer aos colegas que somos profissionais capacitadas >:::pós-graduação (USP, UNIFESP, UFRJ) para que possamos assistir >:::com qualidade > >Sei, logico, q. existem excelentes enfermeiras obstetras com boa >experiencia... >isto nao foi por mim questionado...( nem poderia ). > >:::A defesa pela cesárea colocada por algumas pessoas desta lista >alto indice brasileiro... >e todos estao sendo sinceros / honestos informando os seus indices altos... > A cesárea é louvável quando não se é possível o parto via vaginal, isto é óbvio! Acho que a enfermeira Betânia expos o tema com muita propriedade. A nossa questão realmente tem muito a ver sob o aspecto cultural e aquele aspecto do ensino nas escolas médicas que ela retratou muito bem. Se a OMS, FIGO, FEBRASGO, etc., afirmam através de seus relatórios que as complicações das cesáreas são bem maiores do que no parto vaginal, será que eles estão errados e nós estamos certos? Por que será que os índices de cesarianas na maioria dos países europeus é baixo, e será que por lá eles têm problemas com processos? Pelo que sei, na Inglaterra, o primeiro contato da parturiente é com as obstetrizes, parteiras formadas, que desempenham normalmente sua função nos partos e, quendo há ncecessidade de intervenção alta, é solicitada a presença do médico. Lá o sistema funciona e bem. Aqui poderia também funcionar. Cabe a nós fazer um pouco da nossa parte. Pessoalmente, tenho um índice de cesarianas entre 10 a 15%, inclusive fazemos partos vaginais em pacientes anteriormente cesariadas. Felizmente, até hoje, nunca tivemos nenhuma complicação em 22 anos de serviço. Sou muito contestado aqui por defender esta posição. Realmente não é fácil. Mas, quando me formei, em escola do interior, era assim que se ensinava e então me condicionei nesta conduta. Temos observado temor nas parturientes mas fazemos analgesia na maioria delas e, depois do parto, não é nenhuma surpresa ouvirmos delas que tinham muito medo do parto normal porque alguém de sua família ou de sua amizade, lhe falou "abobrinhas". Consumado o parto, aquelas anteriormente cesariadas, relatam que o parto foi melhor do que a cesárea. Se assim é, vamos tentar evitar as cesáreas sem indicação! Vamos mudar a rotina dos nossos serviços!
-- Hilton Silva. Ginecologista e obstetra em Itumbiara - GO.
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:36:10 2008 |
|