Re: DIU + gravidez

From: raulmuniz@web4u.com.br
Sat, 30 May 1998 11:26:44 -0500

Amigos de Lista,

Tenho apenas uns 10 dias como participante desta lista e estou achando muito interessante o modo como estao sendo abordados e discutidos os temas, ou seja dentro das melhores normas de etica e bom senso. Parabens a todos.

Deste modo me atrevo a fazer alguns comentarios sobre este assunto.

Na avaliacao deste caso eh fundamental a realizacao de uma USG transvaginal, pois somente este metodo podera dizer com certeza a posicao do DIU e sua relacao com o Saco gestacional. Em casos de DIU com fio aparente, de baixa implantacao, a nivel de istmo ou colo, sem contato com o saco gestacional, acredito que seja possivel a sua remocao. Em todos os casos diferentes deste, penso que seja melhor nao mobilizar o DIU, pois o risco de abortamento sera grande.

Abracos a todos e em especial ao Paulo Barrozo e ao Carmine Mazullo, amigos de muitos anos. Raul

Raul Muniz, MD, TEGO, TCBR Serviço de Diagnósticos por Imagens Hospital de Oncologia Instituto Nacional de Câncer / Brasil raulmuniz@web4u.com.br

OB>Paciente usuaria de DIU (Multiload 375) ha 4 anos, sem nenhuma OB>intercorrencia durante todo este periodo de uso, agora em amenorreia de 35 OB>dias, HCG urinario positivo, ex. ginec - fios do DIU inaparentes, e USG OB>demonstrando saco gestacional unico compativel com gestacao de 6 semanas de OB>evolucao e presenca do DIU na cavidade endometrial.

OB>Algum dos colegas sugere a retirada do DIU ? Qual a experiencia nestes casos OB>Pretendo nao manipular nada e deixar a gestacao evoluir. OB>Um forte abraco a todos e obrigado.

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:35:58 2008